Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?

O dólar comercial é o valor que o mercado financeiro estabelece para transações de comércio exterior e movimentações financeiras feitas por empresas que operam com importações e exportações. Já o dólar turismo, é a cotação utilizada pelas corretoras de câmbio nas operações de compra e/ou venda de dólares para viagem. A cotação é baseada pela taxa do dólar comercial, porém inclui alguns custos como: importação da moeda, logística, estoque, etc. E por isso o câmbio turismo é sempre mais caro que o dólar comercial.

 

Quais impostos incidem sob a compra do dólar turismo?

Em todas as operações de câmbio, é cobrado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Para a compra de dólar em moeda espécie o IOF é de 1,1% e para compra de dólar no cartão pré-pago internacional 0 IOF é de 6,38%.

 

O que é Correspondente Cambial?

Atualmente, compras e vendas de moedas estrangeiras com finalidade de turismo podem ser realizadas de diferentes formas, por meio de bancos – múltiplos, comerciais, ou de câmbio -, corretoras de câmbio, agências de turismo correspondentes em operações de câmbio – ou correspondentes cambiais.
Criados há três anos pelo Banco Central, o modelo de correspondente cambial nasceu com o intuito de facilitar e ampliar a troca de moedas estrangeiras no País, principalmente com a chegada de grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Apesar de relativamente novo, este formato é, hoje, um dos mais seguros e cômodos, tendo aumentado o acesso da população e de turistas ao mercado oficial e possibilitado processos mais transparentes nas operações de compra e venda.

 

Quais as funções de uma corretora de câmbio?

As corretoras de câmbio no Brasil são instituições cambiais intermediadoras de contratos de câmbio entre clientes finais, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Algumas corretoras possuem “Posição Própria”, que é a autorização do Banco Central para “Fechar Câmbios” com o valor de até U$$ 100.000,00 por operação.

As corretoras têm atuação forte no informe das taxas cambias diárias, tanto do câmbio comercial quanto do câmbio turismo, levando assim o cliente a efetuar a melhor cotação para comprar ou vender as moedas estrangeiras.

Além de atuar intermediando, as corretoras também prestam assessoria especializada em câmbio, no que compete a enquadramento operacional e legislação cambial.

As corretoras de câmbio no Brasil possuem uma gama de serviços, que vão além da cotação e conversão de moedas, tais como:

• Envio de pequenas remessas (Western Union, MoneyGram, Remessa expressa);

• Venda de cartões Pré pagos internacionais;

• Câmbio delivery (entrega da moeda estrangeira no endereço do cliente).

 

Existe limites para compra de Moeda Estrangeira?

Não existe limite para comprar dólar ou outra moeda estrangeira no Brasil. Porém se ultrapassar o valor de R$10.000,00 (em moeda nacional ou estrangeira), é necessário preencher a Declaração Eletrônica de bens de Viajante (e-DBV), através do site da receita federal, e se apresentar à fiscalização aduaneira no aeroporto, portando passagem, passaporte e o contrato de câmbio.

 

É necessário declarar no Imposto de Renda a Moeda Estrangeira que comprei?

A compra de moeda estrangeira não necessita ser informada na Declaração de Imposto de Renda, mas somente a sua posse, em espécie, se for o caso, 31 de Dezembro do ano corrente.. Neste caso, a declaração é feita na ficha “Bens e Direitos”, código “64 – Dinheiro em Espécie – Moeda Estrangeira”.

 

Qual a diferença entre cartão pré pago e cartão de crédito?

 

Cartão Pré-pago Internacional – Débito:

1) Taxas de câmbio favoráveis: comprando o cartão de moeda estrangeira antes de viajar, já é possível garantir a trava das taxas de câmbio no momento da carga, e tem mais controle sobre as despesas de viagem. Durante a viagem,  ainda é possível consultar o seu saldo, extrato e histórico. (Sujeito à prática do emissor)

2) Saques em qualquer parte do mundo: possibilidade de fazer saques em moeda local em praticamente qualquer destino de viagem por meio da rede de caixas eletrônicos.

3) Segurança: Os portadores do cartão ficam protegidos e não perdem o saldo remanescente em caso de roubo ou perda do plástico. Ligando para o emissor do seu cartão, é possível substituir os plásticos roubados ou perdidos com todo o saldo remanescente.

 

Cartão de Crédito para uso Internacional:

1) Os cartões de credito internacionais desembolsam o valor do câmbio no ato da despesa, tendo alguns dias para liquidar os reais competentes a conversão da moeda estrangeira.

2) Algumas bandeiras de cartões de crédito possuem seguro viagem já inclusos no plano de aquisição e/ou tarifação anual dos mesmos.

3) Algumas bandeiras administradoras de cartões de crédito, dependendo do perfil do cliente isentam despesas de saque no exterior, trabalhando apernas com a tributação incidente em solo nacional.

4) Pode haver oscilações nas taxas, caso até o pagamento da fatura o mercado sofrer viés de alta, a administradora do cartão irá enviar a diferença para pagamento na fatura seguinte. Caso seja ao contrário, e oscilar para queda, a administradora não irá fazer o reembolso do valor já pago.

Em quais cidades a SC Câmbio atende?

Estamos localizados na região central de Blumenau em um escritório totalmente seguro e discreto. Atendemos pessoa física e jurídica de Gaspar, Ilhota, Jaraguá do Sul, Brusque, Timbó, Indaial, Rio do Sul, Joinville, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema.

Contamos também com um escritório na cidade de Brusque na Avenida Otto Renaux, 445 no Shopping River Mall.
Telefone (47) 3308-5810 e WhatsApp: (47) 9 9139-0101
Atendimento de segunda a sexta das 9:00 às 18:00

Atendimento Personalizado

Com a SC Câmbio, você conta com um novo conceito de câmbio. Oferecemos um novo ambiente, diferenciado e com total segurança.

 

Estamos estrategicamente localizados, com profissionais altamente capacitados, para lhe proporcionar um atendimento ágil e seguro. Você conta também com todas as soluções em câmbio: remessas internacionais, importação e exportação, cartões pré-pagos e mais de 20 tipos de moedas estrangeiras.

Câmbio Turismo

Caso queira receber nossas taxas diariamente pelo WhatsApp

cadastre-se

Câmbio Comercial

Se você tem interesse em receber notícias do mercado de câmbio diariamente

cadastre-se


Os informativos são enviados diariamente as 8:30h e as 17:20h com previsões de abertura e fechamento do mercado.